Você sabe o que é carta de crédito?

A carta de crédito é o documento entregue a um consorciado, quando este é contemplado no consórcio que participa. Entenda mais sobre o tema!

Você sabe o que é carta de crédito?

Vamos começar explicando um pouco o que é um consórcio de veículos e quais benefícios ele pode trazer para você.

Em um consórcio de veículos diversas pessoas criam um grupo, com o intuito de guardar dinheiro para alcançar um objetivo comum, neste caso, a compra de um automóvel. Assim, cada cotista participa do autofinanciamento que o permite parcelar o valor do bem.

Ao contrário do financiamento tradicional em que você pega o dinheiro emprestado e depois devolve com juros, no consórcio você paga a administradora, antes de adquirir o bem ou o serviço e tem o dinheiro para negociá-lo à vista. 

Você pode ainda conseguir a contemplação de consórcio em um sorteio ou lance, e receber o bem antes, por meio da carta de crédito. Com esta carta em mãos, o contemplado poderá adquirir o bem ou o serviço de acordo com o que foi contratado.

O consórcio de veículos é um investimento seguro e recomendável, principalmente, para quem tem dificuldade em economizar dinheiro para alcançar um objetivo, como a compra de um carro, visto que, no consórcio você irá se comprometer a pagar parcelas mensais para a compra do automóvel.

Entenda melhor o que é carta de crédito.

A carta de crédito nada mais é que um documento ou título financeiro entregue a um consorciado, quando este é contemplado pelo sorteio do consórcio que participa. Ou seja, a carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação do bem ou serviço que ele estava interessado em adquirir quando ingressou no grupo.

No momento da contemplação de um consórcio de veículo, o dinheiro não é depositado na conta do participante. Em vez disso, a pessoa recebe a carta de crédito, com o valor correspondente ao escolhido na hora da contratação do consórcio.

É como se fosse um vale-compras em mãos em que aparece o valor do bem, neste caso, do automóvel. Na prática, ao ser contemplado, o valor da carta de crédito é transferido diretamente ao dono do veículo ou à fabricante, ou seja, não passa pela conta bancária do consorciado.

Para manter o poder de compra de todos os participantes do grupo de consórcio, o valor da carta de crédito para veículos, por exemplo, é corrigida pelo IPCA anualmente.

Como funciona para conquistar a carta de crédito?

Para ter direito a uma carta de crédito é necessário adquirir a cota de um consórcio. Neste momento, é preciso definir o objetivo da carta, seu valor e o prazo de pagamento.

Para tomar essa decisão, lembre-se de avaliar a sua renda mensal disponível para o pagamento das parcelas, já que, quanto maior a carta de crédito, maior será o valor do pagamento mensal.

Ao longo do período do pagamento dessas parcelas, caso o contrato permita, é possível ajustar o valor da carta de crédito. No entanto, a carta só será liberada no momento da contemplação, que pode ocorrer por meio de sorteio ou lances.

É importante ressaltar que, ao adquirir uma cota, o participante deve definir qual é o valor que ele deseja para a carta de crédito e qual é a quantia que ele pode pagar. Isso vai depender do tempo de duração do consórcio e da renda. O ideal é que o valor da parcela não ultrapasse 30% da renda, para não comprometer a segurança financeira do participante.

Uma vez contemplada, a pessoa terá em mãos uma carta de crédito correspondente ao valor integral do crédito do contrato do consórcio, o qual lhe dará o direito de comprar o bem ou contratar o serviço mesmo que precise continuar pagando as prestações. Para ter acesso à carta, o consorciado precisa apresentar alguns documentos, que podem variar conforme o bem a ser adquirido e o objetivo do consórcio.  

Após ingressar no consórcio, existem duas maneiras de conseguir a carta de crédito.  A primeira é por meio de sorteios mensais durante a vigência do grupo de consórcio.

Porém, se você não quiser esperar e puder fazer um lance, que é a oferta de um valor maior para abater no contrato do consórcio, você tem chances de conseguir a carta de crédito de forma mais rápida. 

Os lances podem ser de três tipos: 

- Livre: aqui é possível ofertar qualquer valor, e quem der o maior lance recebe a carta de crédito.

- Fixo: quando o valor é determinado em contrato.

- Embutido: Nesta opção é possível oferecer uma parte da carta de crédito como lance. 

Como devo prosseguir após ser contemplado com a carta de crédito?

A Circular n° 3.432, do BACEN, diz que o consorciado contemplado tem direito a receber o valor em dinheiro da sua carta de crédito desde que tenha quitado o saldo devedor da cota, e somente após 180 dias da contemplação.

Mas, atenção! É necessário continuar honrando as mensalidades contratadas, mesmo depois da contemplação. A Administradora costuma efetuar uma análise de crédito para entrega da carta de crédito. Mas esses processos não costumam apresentar muitas burocracias.

A Renault está na vanguarda da mobilidade, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para seus clientes, e está preparada para enfrentar os desafios das ruas, por meio do compromisso com a transformação. O foco da marca é o desenvolvimento de novas tecnologias na gama de veículos que a empresa oferece, visando tornar-se ainda mais competitiva.

Conheça os serviços oferecidos pela Renault, e garanta já o seu Consórcio Renault, com as melhores condições do mercado.

Assistente Virtual
Conectando...