Quitar um consórcio tem benefícios?

Entenda as vantagens de quitar consórcio, seja você um consorciado, ou se ainda está pensando em fazer este investimento. Acesse e saiba mais!

Quitar um consórcio tem benefícios?

Adquirir um carro próprio ou um imóvel exige muito estudo e planejamento financeiro, para não cair em ciladas como fazer um empréstimo bancário e não conseguir pagar o valor emprestado, acrescido de juros.


Com o consórcio, você poderá parcelar o valor total do bem, com um valor de parcela que esteja adequado às suas possibilidades financeiras e sem pagar nada de juros por isso. Você poderá ainda quitar o consórcio em sua totalidade e se beneficiar disso.


Gostou? Confira mais a seguir.

Conheça os benefícios de quitar consórcio

Quem decide entrar em um consórcio para adquirir um bem ou serviço, escolheu uma excelente forma de realizar um sonho, sem se preocupar em pagar juros com um financiamento e, no final das contas, acabar pagando um valor maior que o negociado no ato da compra.

Portanto, além de ter escolhido o consórcio para adquirir seu bem, você também poderá se beneficiar das vantagens de quitar o consórcio.

Cada acordo estipula algumas condições de antecipação de prestações para os consorciados. Você pode amortizar parcialmente ou, se preferir, quitar todas as parcelas, e então não ter mais nenhum débito em relação ao grupo que pertence.

Muitas pessoas devem perguntar se, antecipar as parcelas implicaria em algum desconto. Não implica, porque o consórcio já é ausente de juros. Porém, existem algumas vantagens em pagar as parcelas antes dos vencimentos. 

Como mencionamos, o consórcio não cobra juros aos cotistas, mas, anualmente, aplica um reajuste nas mensalidades, para evitar que a carta de crédito seja comprometida com a perda do poder de compra. Portanto, ao quitar as parcelas com antecedência, você evita novos ciclos de reajuste, o que pode gerar uma boa economia no final.

No caso de um consórcio de um bem de valor elevado, como um imóvel ou um veículo caro, é interessante que os consorciados tentem quitar suas parcelas antes do reajuste anual do grupo, visto que, neste caso, a economia seria ainda maior.

Amortizar ou quitar consórcio resulta ainda na vantagem de poder se dedicar e investir em outros projetos pessoais ou profissionais.

Confira outras vantagens de quitar consórcio antecipadamente

Flexibilidade no orçamento mensal

Qualquer pessoa que pretende adquirir um bem de valor alto, como um carro ou um imóvel, por meio de um consórcio, sabe que o processo de compra ocorrerá conforme o planejado. Afinal, quando um consorciado adere ao plano de compra, ele sabe de antemão o valor e o número de parcelas que serão pagas.

Desta forma, fica selado um compromisso mensal que pode durar vários anos, dependendo da duração do grupo. Neste caso, quitar consórcio antecipadamente, traria flexibilidade ao orçamento doméstico, pois a pessoa pode adquirir outros produtos ou bens sem se preocupar em pagar mais nenhuma parcela.

Diminuição do saldo devedor

Normalmente, estão contemplados no modelo de pagamento do consórcio valores como taxas administrativas e prêmios de seguro, entre outros, que são alocados nas parcelas.

Assim, quitar o consórcio antecipadamente é uma forma de diminuir o saldo devedor e se aproximar da posse do ativo, considerando que cada parcela menor é uma “parte” do benefício adicional para a pessoa física.

Além disso, se a pessoa tiver dinheiro e puder pagar antecipadamente o consórcio, ela poderá evitar possíveis riscos como perda de renda ou até mesmo desemprego.

E como os consórcios costumam ser chamados de “poupanças conjuntas”, o valor pago até aquele momento fará parte do patrimônio da pessoa, caso ocorram imprevistos futuros.

Mas atenção! Para quitar o consórcio é imprescindível que você tenha um planejamento financeiro bem definido. Confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo em seu planejamento:

  1. A primeira ação do planejamento financeiro é realizar um diagnóstico sobre o orçamento e entender tudo sobre as finanças;

  2. Monte um orçamento mensal. Reúna o quanto você ganha (seu salário e outros ganhos mensais);

  3. Saiba diferenciar suas despesas;

  4. Defina seus objetivos;

  5. Encontre formas de economizar dinheiro;

  6. Adeque seu padrão de vida ao seu orçamento;

  7. Acompanhe de perto seus gastos;

  8. Priorize os gastos importantes;

  9. Tenha foco e disciplina.

Você poderá montar uma planilha mensal para controlar seus custos, elencando suas despesas e mapeando seus gastos. Some os custos e compare. Estabelecer algumas metas de gastos também poderá ajudá-lo.

Veja quais são os tipos de planejamento financeiro antes de quitar consórcio

Existem três tipos de planejamento financeiro: (1). Orçamento de caixa, (2) Orçamento operacional e (3) Orçamento de capital. Os dois primeiros trabalham com horizonte de planejamento de curto prazo, de um a dois anos, e o terceiro com horizonte de longo prazo, dois a cinco anos.

É importante você definir se o seu planejamento financeiro será de curto, médio ou longo prazo. Isso, somado às suas condições financeiras, e muita disciplina, definirão suas possibilidades de quitar o consórcio antecipadamente.

Assistente Virtual
Conectando...