Como são definidas as parcelas do consórcio?
O valor do crédito do bem, escolhido e definido em contrato, é que define como será o valor das parcelas do seu Consórcio. O valor do crédito será dividido pelo tempo que escolher investir mais a taxa de administração, diluída, mensalmente, entre as parcelas.
O que é a taxa de administração?
A taxa de administração é uma remuneração para a administradora garantir a gestão de todos os serviços no processo de consórcio, garantindo segurança, transparência e o gerenciamento da saúde financeira dos grupos. Prazos e vencimento dessa taxa são definidos pela administradora, sempre respeitando as normas do Bacen.
O que acontece se eu deixar de pagar as parcelas?
Não honrar com as parcelas do Consórcio pode acarretar situações como:
- Caso atrase as parcelas ou não pague: perderá o direito de votar nas assembleias extraordinárias e não poderá participar das assembleias ordinárias (mensais).
- Consorciado que falta com seus pagamentos: é impedido de participar dos sorteios e não pode ofertar um lance nas assembleias mensais.
- Se o consorciado não contemplado deixar de pagar duas parcelas consecutivas: corre o risco de ser excluído do grupo e ver seu sonho ser adiado;
- Se for consorciado contemplado e ainda não tiver utilizado o crédito: pode ter sua contemplação cancelada por decisão da Assembleia Geral Ordinária;
- Caso já esteja usufruindo do bem e o atraso for superior a 15 dias: a administradora poderá executar as garantias contratuais em relação ao bem, além da cobrança de multa e juros;
- Juros por atraso: 2% ao mês e 0,33% ao dia, que incidem sobre as parcelas não pagas. E ainda o valor será calculado com base no preço atualizado do bem ou serviço.